27.7.10

Adm Pública Uma breve história

Ah o Estado, essa entidade intocável materializada pelo governo! Se autorregula e controla as relações entre os indivíduos. Porém para este Estado funcionar ele deve ser bem administrado e é o que falaremos aqui. Administração Pública no Brasil e no mundo.

No início era o feudo, cresceram os burgueses, urbanizaram e tomaram o poder. Nas cidades continuou tudo a mesma merda, ao invés de Senhores feudais, vassalos e suseranos, tínhamos o monarca, o burguês e o proletário. Neste momento o estado era o Rei, a res publica era igual à res principis, ou seja não havia distinção entre os bens do rei e os bens do estado (tudo junto e misturado). O rei torna-se absoluto, e desagrada a burguesia que o financiava.
Temos a Administração Pública Patrimonialista.
A burguesia revoluciona, une-se ao proletariado e impõe um regime parlamentarista. O rei ainda está lá, mas só pra organizar orgias, aparecer em revista de fofocas (como aquelas pessoas que não sabem fazer porra nenhuma e ninguém sabe por que são famosos, são socialites). A burguesia traz consigo a ideia de estado liberal.
Temos a Administração pública híbrida, Patrimonialista e Burocrática.
O estado liberal diz que o estado não pode por a mão em quase nada, o mercado, as relações humanas... tudo irá se regular sozinho, até teria condições se o homem não fodesse tudo. Então enquanto o rei faz suas orgias, a burguesia se masturba e limpa com dinheiro. A classe operária, que ajudou a burguesia a tomar o poder, começa a ser explorada. Adivinha por quem??? Pois é, sadistas que são os burgueses desenvolveram os mecanismos de tecnologia e mercado à custa de qualquer coisa.
Pois é em meio a este clima de exploração surge à busca pelos direitos sociais do homem em sua relação com o trabalho. Esta insatisfação cada vez maior e o desfile de podridão do imperialismo, culminam na primeira guerra mundial, no sistema econômico até então não acostumado com períodos de guerra e com a economia europeia devastada os EUA começaram a ter lucros estupendos, porém a Europa se colocou em pé novamente e diminuiu o consumo do “american way of life”. Olha 29 aí gente!!! Diu diu diu diú....
Eh, ao contrário do que os “Blue Meanies” pensavam, manter o estado engessado não é muito bom. Depois de terem sentado na graxa em 29, surge a ideia de estado interventor, direitos sociais, e ideia de bem-estar-social (welfare state). Essas ideias, influenciadas por Keynes, começam a ganhar mais força na II guerra. Surge a teoria da cidadania de Marshal, não, não é aquela marca de amplificador. Ele definia cidadão como um indivíduo com direitos civis, políticos e sociais.
Depois, visto que o mundo precisava de uma nova ordem, veio o new deal, Bretton Woods, FMI, BIRD, lastro com o ouro, dólar moeda universal, fim do lastro com o ouro. A música gspel virou blues, que virou rock que virou metal, que virou musica do capeta, mas isso é outra história, dexa pra depois.
Bom chega de falar dos gringos... depois falaremos de Brasil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário