27.7.10

Brasil, um país de tolos...

Vamos falar de Brasil, e adivinha qual é o assunto em pauta? Futebol? Samba? Carnaval? Fofocas de ex-BBBs? Crimes que chocaram o país? Nããããoooooo!!!! Muito melhor que isso, vamos falar da evolução administrativa desde o Brasil colônia.

O Brasil recém-descoberto, na verdade, num servia pra porra nenhuma além dos Lusos virem buscar Pau aqui. O Rei pra fazer um agrado dividiu o territorio em capitanias hereditárias e deu pros seus amigos. [Chamaram de pásargada, eles vinham aqui e comias as indias que queriam nas camas que escolhessem (MANUEL.BANDEIRA.MODE.ON)]. Nessas tais captanias hereditárias, o poder estava centralizado, na verdade era uma zona esse país (era?), o poder em Portugal (logo alí), o vazio de autoridade, a morosidade e principalmente o mimetismo são cacterísticas desta época. O mimetismo nada mais era do que copiar o que eles fazem lá fora (como usar terno em país tropical, comer comidas ricas em sódio, e usar coisas iguais só que pagando 10x mais) so que as caracteristicas do país eram outras.
Mas beleza, veio a família real pra as terras tupiniquins, e trouxaram consigo as bases para a implantação da soberania nacional (bonito isso neh?), porém a administração patrimonial, aquela que o rei acha que é tudo dele, continua arraigada. Aí aconteceu mais um monte de coisas importantes como a chegada da cerveja trazida por D. João 6º (se chamava barbante), mas eu não vou me ater a isto agora.
Veio então em 1889 a proclamação da república, e com ela e tentativa de implantação do estado liberal, pra varia ó nois aí querendo copia os gringo de novo. Os estado querendo independencia financeira. Aí o Brasil pensou “ah eu vo para de copia os gringos” e foi na contra-mão, enquanto em todo o mundo as revoluções eram motivadas pelas camadas sociais mais baixas na antiga Terra de Santa Cruz ,agora com um nome bem mais da hora, a revolução foi feita pelos grandes latifundiários. Isso mesmo a elite também faz essas coisas caótica de marginal comunista. Como o Brasil ainda continuava interventor, eles (a elite) queriam negociar com quem bem entendessem, sem o estado pra encher o saco, trouxeram com elas a coisa mais revolucionária que acontecera na adminstração pública, ela passou a ser patrimonial ¬¬. Isso mesmo, não mudou porra nenhuma, essa cultura patrimonial dominada péla elite nacional permeou a administração de corrupção e nepotismo (ainda bem que não vivemos naquele tempo neh?!)
Aí chegamos em 29, no Brasil grandes latifundiários perderam muita grana, também os caras so vendiam café. Aí Washington Luis (mais conhecido como Cumpadi Wóxto I) tinha desenvolvido muito o estado de São Paulo, e este estado tento da um passa muleque em minas na política café com leite, aí coloco Júlio Prestes no poder. Os mineiros ficaram putos, se uniram aos gaúchos e paraíbanos, aproveitando o fortalecimento militar, e lá vem o gooolllppeeee... Mas o que nós lemos nos livros de historinhas que nos passam nestes órgãos doutrinadores que eles apelidaram de escola, é que este golpe veio para derrubar o estado materialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário