27.7.10

TEMOS VA(R)GAS!!!

Aí chegou o Vargas, entro e de 1930 a 34 foi um estado autoritário, depois foram concedidos os direitos políticos aos cidadãos, começa um grande movimento desenvolvimentista. De 34 a 37 Vargas é agora presidente eleito. Em 37 vendo que os comunas estavam conspirando, Getúlio, malandro que era resolve dar o golpe nele mesmo e assumir o poder de forma autoritária. Alguns chamariam isso de esquizofrenia, mas o cara dar um golpe em si mesmo é malandragem pura.
De 37 a 45 o Brasil, apesar do estado autoritário, vive os maiores ganhos na área social: CLT, Previdência... Em contra partida foram extintos os direitos políticos, era shareware. O Brasil só foi comprar (baixar) a versão completa em 45, e ainda veio com uns bugs que perduraram até “os caras pintadas”.
Em 1938 o Decreto lei 578 cria a DASP, um órgão para implantar a adm. pública burocrática, esse DASP fazia de tudo, cuidava do RH, MRP, inspecionava... Getúlio, como era grade latifundiário antes de ser presidente, carregava consigo a política patrimonialista, mantinha a politica clientelista nas esferas media e baixa da administração, assim ele conseguia uns carguinhos pros camaradas sem precisar de processo administrativo fantasma. Na esfera mais alta não, tinha que ter concurso. Mas que passava nesses concursos era tudo filhinho da burguesia criado a leitinho com pera, Ovomaltine na geladeira. Ou seja não mudou quase nada. Esses molequinho juvenil trabalhando na administração formaram um estamento burocrático e o Patronato Político Brasileiro, que na verdade eles queriam prestigio, riqueza e p(h)oder (com a nossa vida). A administração pública era um híbrido de burocracia patrimonial.
Sai Vargas, entra Dutra e o SAlTE – Saúde, Alimentação, Transporte e Energia, mas num vira muita coisa não. Aí com a corrupção comendo solta o Getúlio volta, mas não da conta de conter as forças patrimonialistas que ele fez questão de deixar um pouquinho quando teve a chance de liquidar. Um carinha aí denuncia os esquemas de corrupção dentro do governo, logo depois esse carinha quase é morto pelo motorista do Getúlio. Aí o Getúlio se mata. Imagina as revistas de fofoca nessa época, o caso bruno ficaria no chinelo.
Fim da era Vargas (ah brincou...) durante dois anos os militares dominaram, até que veio JK queria crescer 50 anos em 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário