6.11.10

Quem eles pensam que são?

Quem são eles ?
“Eles querem te vender. Eles querem te comprar. Querem te matar a fome, querem te fazer chorar...”

A mídia, o sistema, a direita, o centro, o grande capitalista.... Quem realmente é o opressor? Vejo muitas pessoas que lutam contra o sistema sem realmente saber que é o sistema. O sistema que explora os fracos e alimentas os opressores aliados vai além da TV, da política, da indústria ou quem quer que você culpe.
Muitos oprimidos tornam-se opressores. Porque se vendem ao sistema? Creio que não. O sistema corrompe sim, mas só os que são corruptíveis, quem luta pelos seus ideais, não se vende por nada, pois está a poucos passos de atingir o seu sonho de um mundo igualitário ou qualquer que seja esse sonho.
Quem luta por uma causa e quando consegue realmente representar os seus se vende totalmente ao sistema nunca deveria ter representado. Sim estou dizendo que o erro é seu que confia num ícone sem conhecer a pessoa ou o instinto pra trás disso. Dizer palavras bonitas e exibir seus diplomas qualquer um faz, mas quem realmente tem pensamentos parecidos com o seu você sabe?
Democracia é um sistema lindo quando praticado de forma correta. O fator humano é o que vicia todos os sistemas, seja ele econômico, político, social ou uma concepção de mundo. A vontade de ser maior de ter mais, da propriedade torna o ser humano um animal com um instinto fútil, pois esse instinto pode até trazer a sobrevivência, mas não trará a plenitude de viver como ser humano.
Ouço muito atualmente (época de eleições presidenciais) falar de censura da mídia. Eu não gosto de nenhum tipo de censura, aprovo a liberdade de expressão. Mas por outro lado a mídia livre realmente é liberdade para o cidadão ou telespectador? Eu duvido disso. Uma mídia que manipula a informação molda o pensamento coletivo da forma que ela quer. E como são sempre os elitistas que estão por trás dos meios de comunicação, com certeza eles vão defender os interesses próprios.
Mostrar filmes e novelas que sempre terminam em final feliz não traz realmente uma visão real de mundo para o povo. O mundo não é só Leblon e Av. Paulista, vai além disso e nem sempre acaba tudo bem, inclusive pros bonzinhos. Eu diria que a TV atual causa o torpor que a religião causara há um tempo atrás. Não sou contra religião de nenhum tipo, acho inclusive importante para o amadurecimento do ser humano, mas me diz, antigamente (e ainda hoje) a maioria das pessoas que seguem as principais religiões fazem o bem por ter aquilo como verdade ou por medo de ir pro inferno ou qualquer outra coisa que você chame esse sofrimento eterno?
Muito dos ensinamentos dos profetas foram cooptados pelo sistema seja ele quem for. O que era amor agora é ódio, preconceito, o que outrora foi COMUM-UNIDADE agora é somente UNIDADE. Não sei se somente eu, mas eu leio o novo testamento e vejo um sentimento de comunismo. Muitos podem criticar isso sem saber o que realmente é comunismo. Mas como parafraseou um grande amigo meu e grande filósofo Léo. Jesus foi a única pessoa verdadeiramente comunista. Não me lembro se esta frase é de Leonardo Boff ou Frei Beto ou algum outro escritor/filósofo, só me lembro que o léo sempre me disse isso.
Realmente eu acho que o bem é isso o comunismo no sentido de uma união comum entre todos os homens da terra. Todos querendo ver a felicidade geral, ver a evolução da espécie, ver que todos precisam de tudo, mas na medida de suas necessidades.
Outra coisa que eu queria comentar é o seguinte. Ouço muita gente falar da seguinte forma: “Ah, Deus me livre do socialismo, imagina eu não poder ter meu carro ou minha casa, eu trabalho pra isso...” Bom isso é uma visão muito equivocada, o que pelas minhas leituras eu sempre vi no socialismo é que ele não é o fim da propriedade em si, mas sim o fim da propriedade dos MEIOS DE PRODUÇÂO. Ou seja todo o suor que você derramou durante meses ou anos não para o bolso de um indivíduo, mas sim para o bolsa de alguém (pode ser o estado) que vai promover a divisão desse “lucro” de forma igualitária e digna. Então você não vai se tornar médico porque dá dinheiro, você vai fazer isso porque realmente gosta disso, nasceu pra isso. Você não vai deixar de se tornar lixeiro porque paga pouco, mas se você tiver o dom da organização fará com prazer.
O que eu venho trazer meus caros é o seguinte: Criou-se um papel e atribuiu-se um valor a ele. Esse papel compra tudo que na realidade nós deveríamos estar produzindo pra compartilhar. O problema em si não é o dinheiro, mas sim a vontade do ser humano de ter mais e mais. Se ainda estivéssemos na época do escambo, ainda sim seria o mesmo escambal.
Então quero lhes deixar o seguinte: você usa a camiseta do Chê porque você realmente sabe quem foi ele ou porque é moda e é da coca-cola wear? Você realmente estuda as propostas de quem você elege, vê os pensamentos dele do partido e da coligação ou vota no que tem mais cara de inteligente pra pagar de cult?
Por mais desconfiança que eu tenha na humanidade, eu ainda confia que se um dia todos souberem em quem está votando, ou que ideais realmente defendem (que defendam um pelo menos), o mundo poderá ser um lugar ainda ecúmeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário